Autocad – Principais comandos
Este artigo pretende apresentar um breve resumo dos principais comandos do software CAD – Autocad.
Lista de comandos mais importantes para o desenho 2D
1. Ficheiros
Open, CTRL+O –Abre desenho existente.
NEW, CTRL+N –Começa um novo desenho.
QNEW –Começa um desenho a partir de desenho protótipo.
QSAVE, CTRL+S –Grava o desenho actual, mantendo o nome.
SAVEAS –Grava o desenho com o nome a introduzir.
CLOSE –Fecha o desenho activo.
QUIT- ALT+F4 –Sai do AutoCAD.
{include_content_item 526} 2. Utilitários
Pontos precisos –Permitem construir de forma rigorosa.
DSETTINGS, DS –Controla varias funções gráficas auxiliares.
HELP,?, <F1> –Dá ajuda sobre todos os aspectos do AutoCAD.
UNITS, UN –Controla o formato e representação de unidades.
LIMITS –Define os limites do desenho.
3. Visualização
ZOOM, Z –Altera a escala de visualização (zoom) do desenho.
PAN, P –Desliza a visualização sobre o desenho.
REGEN, RE –Efectua uma regeneração do desenho.
REDRAW, R –Refresca a área de desenho.
4. Desenho
LINE, L –Desenha segmentos de recta em sequencia (linha).
CIRCLE, C –Desenha circunferências através de cinco opções.
ARC, A –Desenha arcos de circunferência.
PLINE, PL –Adiciona polilinhas (sequência de linhas e arcos).
RECTANG, REC –Desenha rectângulos.
POLYGON, POL –Cria polígonos regulares (lados todos iguais).
DONUT, DO –Desenha anéis circulares a cheio.
ELLIPSE, EL –Desenha elipses e arcos elípticos.
TEXT, DT –Cria linhas de texto independentes.
MTEXT, T –Cria texto em parágrafo (um único objecto).
STYLE, ST –Cria estilos de texto.
5. Edição
Selecção de entidades –Processo de selecção.
ERASE, E –Elimina do desenho as entidades a seleccionar.
OOPS –Recupera o último conjunto de entidades apagadas.
MOVE, M –Move as entidades a indicar.
COPY, CO –Copia as entidades seleccionadas.
ROTATE, RO –Roda as entidades em torno de um ponto base.
SCALE, SC –Altera a escala das entidades a indicar.
UNDO –Anula o efeito dos comandos interiores.
U –Anula o ultimo comando dado.
MREDO –Anula o efeito dos comandos UNDO ou U.
MIRROR, MI –Cria cópias reflectidas das entidades.
STRETCH, S –Permite mover vértices de entidades.
ARRAY, AR –Cria cópias múltiplas em forma rectangular ou polar.
PROPERTIES, CTRL + 1, PR –Altera as propriedades dos objectos.
DDEDIT, ED –Altera entidades texto e definições de atributos.
BREAK, BR –Corta partes de entidades ou divide-as em duas.
TRIM, TR –Apaga partes de entidades entre fronteiras.
EXTEND, EX –Estende entidades até encontrar fronteiras.
LENGTHEN, LEN –Altera o comprimento de entidades abertas.
JOIN, J –Junta um ou mais objectos num único.
FILLET, F –Arredonda duas entidades concorrentes.
CHAMFER, CHA –Aplica um chanfro a duas linhas concorrentes.
OFFSET, O –Cria entidades paralelas á entidades a indicar.
PEDIT, PE –Edita e transforma linhas/arcos em polilinhas.
EXPLODE, X –Separa objectos compostos.
6. Propriedades de Entidades
LAYER, LA –Cria e efectua a gestão de layers.
LTSCALE, LTS –Controla o factor de escala dos tipos de linha.
MATCHPROP, MA –Copia propriedades de entidades.
PURGE, PU –Remove definições não usadas do desenho.
7. Averiguação
LIST, LI –Mostra informação sobre as entidades a indicar.
DIST, DI –Dá distancia, incrementos e ângulos.
ID –Dá as coordenadas do ponto a marcar.
AREA, AA –Calcula a área e perímetro de áreas a indicar.
8. Blocos e Bibliotecas
BLOCK, B –Cria blocos a partir de entidades existentes.
WBLOCK, W –Grava blocos para o exterior (ficheiro DWG).
INSERT, I –Introduz no desenho blocos a outros desenhos.
REFEDIT –Edite blocos inseridos sem explodi-los.
9. Definições
ADCENTER, CTRL+2, ADC, DC –Procura e insere definições no desenho.
TOOLPALETTES, CTRL+3, TP –Mostra a caixa das paletas de ferramentas.
10. Tramas e Fronteiras
HATCH, H –Preenche uma área com um padrão ou cores.
BOUNDARY, BO –Cria regiões ou polilinhas a partir de áreas.
HATCHEDIT, HE –Altera as propriedades de trama já inserida.
11. Cotagem
DIMLINEAR, DLI –Desenha cotas horizontais ou verticais.
DIMALIGNED, DAL –Desenha cotas lineares alinhadas.
DIMBASELINE, DBA –Cria cotas em paralelo.
DIMCONTINUE, DCO –Cria cotas continuas.
DIMANGULAR, DAN –Desenha cotas angulares.
DIMRADIUS, DRA –Desenha cotas de raios.
DIMDIAMETER, DDI –Desenha cotas de diâmetros.
DIMORDINATE, DOR –Desenha cotas por coordenadas X ou Y.
QLEADER, LE –Cria linhas de referência ou de anotações.
DIMEDIT, DED –Permite diversa operações de edição de cotas.
DIMSTYLE, D –Cria e faz a gestão de estilos de contagem.
12. Outros Comandos
WIPEOUT– Sobrepor elementos. (por exemplo sobrepor caixas aos elementos de construção).
QSELECT – Serve por exemplo para contar o número de blocos num determinado desenho. Exemplo: na linha de comandos escreva "qselect", sem aspas, na janela que aparece no ecrã, preencha conforme a imagem em baixo:
Artigo em actualização constante.
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