fbpx

Dicas de Powerpoint

powerpoint

STYLE–> STYLE–>

O PowerPoint é uma das ferramentas mais utilizadas na realização de apresentações, a sua utilização deve ter em conta alguns princípios comuns à generalidade das apresentações.

powerpoint

Tipo de Letra:

A escolha do tamanho de letra deve ser feita com base em critérios de legibilidade impostos pela sala e sobretudo pela distância do público à projecção. Utilize sempre o tamanho da letra que permita, em qualquer parte da sala, a sua leitura.

 

Design:

Qualquer que seja o design escolhido para os diapositivos poderá ser sempre alvo de controvérsia. Estando consciente disso o ideal é seguir o seu gosto pessoal, enquadrando aspectos de legibilidade, clareza e adequação ao conteúdo da apresentação.

 

Elementos multimédia:

O uso de elementos multimédia, tais como vídeo e flash, deve ser ponderado em função da plateia e do conteúdo da exposição. Por exemplo, será despropositado recorrer ao uso de vídeo quando se pretende fazer uma pequena introdução de uma empresa ou promover um determinado artigo, mas se o objectivo for explicar o ciclo de vida de um artigo ou a sua forma de produção o uso do vídeo poderá ser aconselhado.

 

Estrutura:

Deve estruturar as suas apresentações num conjunto de diapositivos, com títulos e eventualmente subtítulos.

Reserve o segundo diapositivo para definir os objectivos da apresentação, faça-o por tópicos de modo a definir os momentos do discurso. O desenvolvimento desses tópicos não deverá conter todo o texto que se pretende transmitir ao público e o orador não deve simplesmente proceder à leitura desse texto.

O conteúdo do diapositivo deve ser visto como um complemento e suporte da apresentação verbal a realizar e nunca como um texto a apresentar, isto porque o apresentador deve fazer-se acompanhar de um conjunto de notas em papel para o auxiliar, a assistência tem tendência a ler o texto e, de seguida, a distrair-se ignorando a leitura do apresentador e porque a assistência pode ficar com a ideia que o orador não está seguro dos conteúdos.

A informação dos diapositivos pode ser sempre complementada com a entrega de documentação adicional, antes ou depois da apresentação. A entrega da documentação no inicio da apresentação possibilita que os formados não se desconcentrem a tomar excessivas anotações mas pode provocar distracção.

 

COR

Uma questão de gosto pessoal? Se a nossa cor preferida for o preto e se o nosso público alvo forem crianças, então o melhor é deixar o gosto pessoal de lado e concentrarmo-nos em cores que despertem a atenção da plateia e se enquadrem no conteúdo da apresentação.

 

Outros Sites com informação útil:

http://tecnologia.uol.com.br/downloads/ultnot/2007/10/22/ult2878u279.jhtm

http://www.efetividade.net/2007/04/19/apresentacao-em-powerpoint-6-dicas-para-passar-sua-mensagem-com-efetividade/

http://www.microsoft.com/portugal/pe/themes/office/article6.mspx

http://www.infowester.com/dicasppoint.php

 

Como não fazer uma apresentação:

http://www.efetividade.net/2006/06/24/10-dicas-como-nao-fazer-uma-excelente-apresentacao/

http://www.youtube.com/watch?v=cagxPlVqrtM

 

 


Recommended Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *