fbpx

Canais

Canais Lógicos:

Transportam protocolos + dados
Canais lógicos de controlo/sinalização + Canais lógicos de tráfego

Canais de Tráfego:

TCH – Pode enviar-se qualquer tipo de informação do utilizador, quer sejam dados, quer seja voz. – Ligação ponto a ponto.

 

Canais de Controlo:

BCCH (Broadcast Control Channel) – Como o móvel utiliza sempre este canal para se sincronizar e registar no sistem, ele é fixo no timeslot zero. Este canal está sempre a emitir, ou com informação relevante para os móveis, ou então sem informação (mas que permite ao móvel adquirir sincronismo).
Subdivide-se em 2 canais: FCCH (Frequency Correction Channel) e SCH – (Synchronization Channel).

CCCH (Commom Control Channel) – Transporte de informação de sinalização para acesso à rede. Subdivide-se em dois canais PCH e RACH.
PCH (Paging Channel) – Faz a busca da estação móvel (donwlink)
RACH (Random Access Channel) – Utilizado pelo movel para atribuição de recursos na rede ou em resposta a um PCH.

DCCH (Dedicated Control Channel) – SDCCH, SACCH, FACCH.
SADCCH (Stand Alone Dedicated Control Channel) – Sinalização de parâmetros durante periodos inactivos, inicialização de chamadas antes de atribuir um TCH, registo da estação móvel no sistema, autenticação e actualização da posição do móvel.
SACCH (Slow Associated Control Channel) – Transporta informação sobre: relatório de medidas da potência da célula ou das células vizinhas -> que permite ao sistema tomar decisões sobre: Handover, regulação da potência do móvel e alinhamento temporal.
FACCH (Fast Associated Control Channel) – Associado a um TCH, funciona em modo alternativo, permite que o móvel envie informação para a BS a taxas superiores às do SACCH porque utiliza um timeslot de dados/voz para a sinalização (importante para o handover).


Recommended Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *