fbpx

Pesquisas Google – O Essencial

Pesquisas Google - O Essencial

Pesquisas Google – O Essencial

Para fazer uma consulta no Google, basta digitar algumas poucas palavras de descrição e pressionar a tecla "Enter" (ou clicar no Botão de Busca do Google) para a sua lista de resultados relevantes.

 O Google usa técnicas sofisticadas de identificação exacta de textos para encontrar páginas que sejam tanto importantes como relevantes para a sua busca. Por exemplo, quando o Google analisa uma página, ele olha para o que as outras páginas que estão vinculadas à mesma tem a dizer sobre ela. O Google também prefere as páginas nas quais os termos de busca estejam próximos entre si.

 

 

 {include_content_item 526} 

A.

Tópicos
Clique a presilha pela espécie de busca que quer conduzir. Seleccione duma busca web completos ou imagem,Grupos de Google

B.

Botão "Pesquisa Google"
Prima este botão para submeter outra pesquisa. Pode também fazê-lo premindo a tecla 'Enter'.

C.

Pesquisa Avançada
Liga a uma página que lhe permitirá restringir a sua pesquisa, se necessário.

D.

Campo de Pesquisa
Para solicitar uma pesquisa no Google, escreva algumas palavras-chave sobre o assunto a pesquisar. Prima Enter ou clique no botão "Pesquisa Google" para obter uma lista de resultados relevantes.

E.

Preferências
Liga a uma página que lhe permite definir preferências, incluindo o número de resultados por página a apresentar por defeito, a linguagem, e como monitorizar os resultados usando o nosso filtro SafeSearch.

F.

Barra de Estatísticas
Essa linha descreve sua consulta e indica o número de resultados retornados assim como a quantidade de tempo necessária para completar a consulta.

G.

Dicas de pesquisa
Liga a informações que o ajudarão a pesquisar de forma mais eficiente. Informa-o sobre as diferenças entre o Google e outros motores de pesquisa — desde a forma como lidamos com pesquisas básicas até às características especiais que nos diferenciam.

H.

Categorias
Se os termos da sua procura também aparecem no directório, estas categorias sugeridas podem ajudá-lo a encontrar mais informações relacionadas à sua consulta. Clique nelas para passear por outros links.

I.

Título da Página
A primeira linha do resultado é o título da página web encontrada. Ocasionalmente, em vez de um título encontrará um URL, o que significa que essa página não tem título, ou o Google não indexou todo o conteúdo dessa página. Sabemos que é um bom desafio porque outras páginas — indexadas — têm links para essa página. Se o texto associado com esses links coincide com o texto que introduziu para a pesquisa, a página aparecerá como resultado mesmo que todo o seu texto não tenha sido indexado

J.

Texto debaixo do título
Este texto é um excerto da página-resultado com os seus termos de pesquisa a negrito. Estes excertos permitem-lhe prever o contexto na qual os seus termos de pesquisa aparecem na página.

K.

URL do Resultado
Este é o endereço web do resultado.

L.

Tamanho
Este número é o tamanho da parcela do texto da página web encontrada. É omisso para sites que ainda não indexamos.

M.

Na Cache
Fazer click no link em cache irá permitir-lhe ver o conteúdo da página no momento em que a indexamos. Se, por alguma razão, o link do site não o leva à página actual, pode visualizar a versão em cache e encontrar a informação de que necessita aí. Os seus termos de pesquisa são realçados na versão em cache.

N.

Páginas similares 
Quando selecciona o link de Páginas Similares num resultado concreto, o Google irá automaticamente procurar a web por páginas relacionadas com esse resultado.

O.

Resultado Recortado
Quando Google acha múltiplos resultado para um mesmo site da web, o resultado mais relevante e listado primeiramente com as outras páginas relevantes desse mesmo local recortado abaixo dele.

P.

Mais Resultados
Se existirem mais do que dois resultados do mesmo site, os restantes resultados podem ser acedidos, clicando no Link "More results from…"

 

 Automático "e" Consultas

 O Google só retorna páginas que incluam todos os seus termos de busca. Não há necessidade de incluir "and" entre os termos. Para restringir uma busca com mais profundidade basta incluir mais termos.

 

Parar Palavras

 Google ignora palavras e caracteres comuns, conhecido como Parar Palavras. Google automaticamente discarta termos como "http"e ".com", assim como dígitos ou letras sozinhas, estes termos raramente ajudam na busca, e podem tornar a busca consideravelmente mais lenta.

 Use o sinal "+" para incluir terminadores na sua pesquisa. Tenha certeza de incluir um espaço antes do sinal "+". [Você pode também incluir o sinal "+" na pesquisa de frases.]

 

Veja os seus termos de pesquisa no contexto

 Cada resultado de pesquisa Google contém um ou mais excertos da página web, que mostram como os termos da sua pesquisa são usados no contexto daquela página.

 

Será que Maiúsculas ou minúsculas ou acentos interessam?

 As procuras no Google não são sensíveis a Maiúsculas e minúsculas. Todas as palavras, independentemente da forma como sejam escritas, serão entendidas como minúsculas. Por exemplo, pesquisar por "google", "GOOGLE" ou "GoOgLe" irá mostrar os mesmos resultados.

 

 

Pesquisar por Categoria

 O directório do Google (localizado em directory.google.com) oferece uma maneira conveniente de refinar a sua pesquisa por um tópico particular. Por exemplo, procurar por "Saturn" na categoria Ciência > Astronomia do directório Google retorna apenas páginas sobre Saturno, o planeta ("Saturn" significa "Saturno" em inglês). Não retorna páginas sobre Saturno, o carro, o sistema de jogos, ou outros significados da palavra.

Procurar dentro de uma categoria de interesses permite-lhe focar-se rapidamente nas páginas mais relevantes para si.

 

Pesquisa Avançada

 Frequentemente, o simples adicionar de palavras a uma busca de âmbito alargado, pode reduzir o âmbito até encontrar o que pretende. No entanto, o Google também fornece variadas possibilidades de busca que lhe possibilitam:

  • restringir a pesquisa apenas a páginas de um determinado site
  • excluir páginas de um determinado site
  • pesquisar apenas páginas numa determinada língua
  • pesquisar todas as páginas que têm links para uma determinada página web
  • pesquisar páginas relacionadas com uma determinada página web

 

Itens especiais do Google

Pesquisa de Imagens (BETA)

 A pesquisa de Imagem do Google é a de mais fácil compreensão da Internet, com mais de 390 milhões de imagens indexadas para visualização. Para usá-la, vá para a página de pesquisa avançada ou http://www.google.com/imghp?hl=pt-PT e coloque os termos buscados na caixa de busca de imagens, então, clique no botão "Pesquisar". Na página de resultados, apenas clique em uma das pequenas imagens para ver a versão maior da imagem, bem como a página Web aonde ela está publicada. (Nota: para acessar, sua linguagem deve estar setada como Inglês na página de preferências.)

As imagens identificadas pelo serviço de Pesquisa de Imagens do Google poderão estar protegidas por copyright. Embora possa localizar e aceder a essas imagens através do nosso serviço, não podemos conceder-lhe qualquer direito de utilização para outro fim que não seja o da sua visualização na Internet. Portanto, se pretende utilizar uma imagem encontrada através do nosso serviço, sugerimos que entre em contacto com o proprietário do site a fim de obter a devida autorização.

ATENÇÃO: Os resultados dessa pesquisa podem conter temas para adultos. O Google considera vários factores quando determina se as imagens são relevantes para a sua pesquisa. Uma vez que esses métodos não são inteiramente controlados, é possível que haja algumas imagens impróprias de entre as imagens que você receber.

  

Tradução de Páginas WEB

Google quebra a barreira de línguas com a sua ferramenta de tradução (BETA). Usando tecnologia automática de tradução, o Google agora permite que uma variedade de páginas de língua não inglesa seja acessível às pessoas de língua inglesa.

Se a sua busca contém resultados não ingleses, haverá um link para uma versão destas páginas traduzidas para o inglês

 

Procurar arquivos PDF

 Os resultados das pesquisas no Google agora incluem arquivos do tipo Adobe Portable Document Format (PDF). Porém arquivos PDF não são tão comuns como arquivos HTML, mas frequentemente contêm informação de alta qualidade.

Para indicar que um resultado especial está em um arquivo PDF especialmente numa página da web, [PDF] aparece em texto azul em frente do título.

Se prefere ver o resultado sem links para arquivos PDF , simplesmente digite filetype:pdf , dentro do caixa de procura.

 

Links ocultos

O Google tira uma " foto " de cada página examinada enquanto elas são carregadas e guarda-as na memória se alguma estiver indisponível. Se clicar no link Cached, verá as páginas como elas estavam da ultima vez que foram carregadas. Esse serviço é bom para se a página estiver indisponível no momento, mas a página vista desta forma pode não ser a versão mais actualizada .

 

Páginas similares

 Quando clica no link "Páginas Semelhantes" no resultado de uma busca, o Google vasculha automaticamente a web atrás de páginas que estão relacionadas a este resultado.

 

Sinto-me com sorte

 Com o botão "Sinto-me com sorte™" é automaticamente conduzido à primeira página web gerada pela sua consulta. Não verá quaisquer outros resultados de pesquisa. Uma pesquisa do tipo "Sinto-me com sorte™" significa menos tempo à procura de páginas e mais tempo para as explorar.

 

Fonte: http://www.google.pt/intl/pt-PT/help.html


Recommended Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *