Exemplo Memória Descritiva e Caderno de Encargos ITED

O objectivo deste artigo é transmitir algumas ideias de como diminuir o tempo de execução de um projecto ITED aumentando a sua qualidade. Se o projectista conseguir automatizar as tarefas repetitivas do projecto, como por exemplo formatações e preenchimento de fichas e termos, contagem de materiais, impressão e organização de documentos, poderá assim estar mais disponível para dedicar maior atenção à selecção de materiais, cálculos, desenhos e orçamentação, obrigatório em qualquer projecto ITED. A ideia é simples, criar modelos de documentos que possam ser reutilizados independentemente do projecto em causa.

O documento que apresentamos, para download, neste artigo, pretende automatizar as tarefas relacionadas com a execução do projecto ITED ao mesmo tempo que servirá para diminuir os erros devidos a esquecimento de alteração de campos distintos de projecto para projecto.

 

{include_content_item 526}Constatamos que muitas vezes os projectistas se esquecem de alterar algumas informações de um projecto para outro, para resolver esta situação utilizamos, no documento, controlos de conteúdo do Microsoft word para facilmente poderem percorrer o texto passível de alteração através da utilização da tecla TAB. Ou seja, sempre que clicar na tecla TAB o cursor vai saltar para a próxima posição susceptível de alteração. O restante texto permanece igual de projecto para projecto.

 

Vantagens da utilização do documento “Memória Descritiva e Caderno de Encargos ITED

Documento único, dividido por secções, constituído por:

  • Capas;
  • Índice Automático;
  • Termo de Responsabilidade;
  • Documentos;
  • Memória Descritiva e Justificativa;
  • Caderno de Encargos;
  • Anexos

 

Preenchimento automático dos seguintes campos:

  • Cabeçalho e rodapé com os dados do requerente;
  • Número de página, apenas nas folhas da memória descritiva;
  • Termo de Responsabilidade com os dados do requerente e projectista;

O documento “Memória Descritiva e Caderno de Encargos ITED” apresenta apenas os títulos dos temas que devem ser tratados na Memória Descritiva e Justificativa ITED, no entanto se pretender o documento completamente preenchido basta contactar-nos:

http://heldervaldez.com/contacto.html

 

Consulte também o repositório de downloads, onde existem alguns documentos que podem auxiliar a execução do projecto:

ITED (downloads)

Aqui poderá efectuar download, por exemplo de blocos CAD muito úteis principalmente na fase de medições, pois utilizando o comando “qselect” facilmente poderá contar o número de blocos.

 

Download, modelo de:

Memória Descritiva e Justificativa e Caderno de encargos ITED

 

Por ser um modelo de documento cada projectista deve adaptá-lo às suas necessidades acrescentando-lhe a informação correspondente.

 

Bons projectos 😉

 


Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.